O uso de plantas nativas em projetos paisagísticos tem se tornado cada vez mais comum. Além de garantir a preservação da biodiversidade, as espécies nativas também se adaptam facilmente ao ambiente local, necessitando de menos cuidados e manutenção.

Dentre as espécies nativas, o capim-favorito (Rhynchelytrum Roseum) tem se destacado como uma opção versátil para o paisagismo. Esta gramínea ornamental é originária do Brasil e é conhecida por sua inflorescência rosa-púrpura que surge durante a primavera e o verão.

O capim-favorito pode atingir até 1,5 metro de altura e possui folhagem densa e longas folhas verde-escuras. Esta espécie se adapta bem a sol pleno ou meia-sombra e prefere solo bem drenado e com pH neutro.

Uma das vantagens do capim-favorito é sua resistência a pragas e doenças, o que facilita sua manutenção. Além disso, esta gramínea é pouco exigente em relação à adubação e pode ser cultivada à beira-mar, desde que seja protegida do vento e da salinidade.

O capim-favorito é uma ótima opção para jardins, praças, parques ecológicos, canteiros e bordaduras, formando belos conjuntos quando plantado em grupos. Esta espécie também pode ser utilizada em taludes e jardins de pedras, criando um efeito natural e integrado ao ambiente.

Além da beleza estética, o capim-favorito também traz benefícios ecológicos, como a redução da erosão do solo e a melhoria da qualidade do ar. Esta gramínea também é uma opção para a produção de forragem para animais, uma vez que apresenta alto teor nutricional.

Em resumo, o capim-favorito (Rhynchelytrum Roseum) é uma espécie de gramínea ornamental nativa do Brasil, que se destaca pela inflorescência rosa-púrpura, adaptabilidade e resistência a pragas e doenças. Esta espécie é uma ótima opção para jardins, praças, parques ecológicos e canteiros, trazendo benefícios estéticos e ecológicos para o ambiente.

Invista no capim-favorito em seus projetos de paisagismo e contribua para a preservação da biodiversidade brasileira.